O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca".
A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido. Além disso, há os sérios riscos
que esta situação pode ocasionar, tais como:
1- Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;
2- O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca;
3- Falta de drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;
4- Aumento do risco de estouros.
Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Basta vistoriar bem o pneu periodicamente.
É possível determinar a quilometragem dos pneus?
Os pneus sofrem várias influências externas que afetam a sua durabilidade,
uma vez que é o único elo entre o veículo e so solo. As principais variáveis são:
- As próprias características geométricas originais do veículo;
- O estado de manutenção dos parâmetros de geometria e da suspensão do veículo;
- O tipo de estradas ou pisos (revestimentos), por onde trafega habitualmente (variando a abrasividade);
- O tipo de condução: motoristas mais esportivos lixam seus pneus mais rapidamente que os motoristas mais conservadores;
- A temperatura do piso e do ambiente tem uma influência direta no consumo da borracha;
- A carga e a velocidade habituais também fazem variar a durabilidade dos pneus.
Em geral, os fabricantes que oferecem uma garantia mínima de quilometragem o fazem considerando um uso padrão e com uma margem de risco calculada, pois é praticamente impossível
prever a durabilidade de um pneu frente a todas as variáveis envolvidas.
Pode-se utilizar medidas diferentes das originais de fábrica?
No desenvolvimento de um veículo, o fabricante realiza vários testes para determinar
as melhores condições de uso do veículo, considerando fatores como estabilidade, segurança, dirigibilidade etc. Portanto, não recomendamos o uso de pneus com medidas, pressões,
índice de carga e velocidade distintas da indicada pela montadora.