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Ao ver um pneu pronto, a maioria das pessoas
não imagina a complexidade escondida debaixo de
sua superfície de borracha. Os pneus possuem
diversos componentes, que contêm diversas partes,
tipos de aços e de compostos de borracha.
A maioria das partes do pneu é feita por meio
de calandragem (compressão da borracha através de
rolos) ou extrusão (compressão da borracha através
de moldes que dão formato aos componentes).
Veja um raio-X de um pneu
radial:
Banda de rodagem
(1): parte do pneu que entra em contato
com o solo. Sulcos (2):
cavidades que recortam a superfície da banda de
rodagem longitudinal e/ou transversalmente,
definindo o seu desenho. Ombros
(3): partes do pneu entre a banda de
rodagem e os flancos. Lona(s) ou
cinta(s) de proteção (4): parte exterior
da estrutura resistente do pneu, que tem a
finalidade de proteger as lonas/cintas de
trabalho. Lonas ou cintas de trabalho
(5): parte exterior da estrutura
resistente do pneu radial que tem a finalidade de
estabilizar o pneu. Revestimento
interno (6): toda a superfície interna do
pneu, constituída de componentes de borracha que
tem a função de proteção. Lona carcaça
(7): parte interior da estrutura
resistente do pneu cujos cordonéis estendem-se de
um talão a outro. Flancos ou lateral
(8): partes do pneu compreendidas entre
os limites da banda de rodagem e os talões, também
conhecido como flanco costado. Cordão
ou filete de centragem (9): linha em
relevo próxima da área dos talões que tem a
finalidade de indicar visualmente a correta
centralização do pneu no aro. Talões
(10): partes do pneu que entram em
contato com o aro, garantindo a sua fixação ao
mesmo (na Figura o talão da direita é de um pneu
sem câmara). Aro do talão
(11): elemento metálico interno do
talão. Carcaça: estrutura resistente formada
por um conjunto de lonas e eventuais cintas de
proteção ou de trabalho. Cordonéis: elementos
metálicos ou têxteis retorcidos que constituem a
carcaça e dão resistência às lonas e cintas.
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